Tuesday, March 1, 2011

Alma Provençal

Acredite ou não, esta propriedade é de 1750, e havia sido reformada somente uma vez, na década de 60. A viagem de um casal parisiense a Aix-en-Provence mudou seu destino: a esposa ficou imediatamente fascinada pela cidade, e então começaram uma busca por um imóvel.


Nem é preciso dizer que a casa estava em condições precárias. Mas tinha potencial, além de belas vistas para o Val de Durance e o panorama de Luberon. Em apenas uma semana a família deixou sua residência nos arredores de Paris.



Os trabalhos básicos de reforma levaram mais de 6 semanas e ocuparam 15 trabalhadores, e o casal e seus dois filhos puderam ocupar a casa no início do verão francês de 2000.

A esposa começa uma caçada a materiais antigos, tentando encontrar peças que tragam mais vida ao lugar, além de autenticidade. Um dos seus achados foi o piso de terracota que reveste grande parte dos cômodos.


O antigo celeiro foi transformado em sala de jantar.


Neste ambiente, dois sinos de arame foram instalados como se fossem luminárias. A folhagem é substituída durante as estações: eucalipto, abeto e oliveira são algumas das plantas utilizadas.


Num pequeno armário, uma coleção de tigelas antigas em tons de vermelho.



O quarto principal conta com um teto provençal totalmente restaurado. O criado-mudo da avó foi repintado em dois tons de cinza. A porta que liga o quarto ao banheiro foi decorada com uma faixa de zinco.


A vista contrária, a partir do banheiro, nos mostra um aparador de madeira que guarda uma coleção de colchas.



O mobiliário e os objetos de corativos, todos muito bem selecionados, transmitem uma sensação de "casa de família". Eles são introduzidos continuamente, já que a esposa descobriu uma paixão por antiguidades desde que se mudou para o local.


Cuba dupla em cerâmica apoiada por dois charmosos pés. A porta antiga com painéis envidraçados esconde um pequeno armário.




No jardim, um berço antigo de ferro forjado foi transformado em sofá (clique na imagem abaixo para ver ampliada).


Uma bela história e um banquete para os olhos com todo o charme de Provence.


....................

Nossa reforma externa começou hoje. Estou ansiosa, mas vou ter que me controlar por pelo menos dois meses. Enquanto isso, do lado de dentro, planos para a sala de estar e cozinha. Não esqueci que estou em dívida aqui e também preciso mostrar as fotos do quarto e do escritório!

....................

Monte sua casa dos sonhos e envie o link aqui.

Para quem ainda não visitou, aqui estão as casas da Elizangela, Lu Cunha, Janete e Verônica.

4 comments:

  1. Adorei!!!! Tenho lido sobre a Provença (através das crônicas de Peter Mayle, um inglês que se mudou para a Provença e também reformou um imóvel antigo). Aguardo suas fotos e que a reforma flua! Beijos

    ReplyDelete
  2. Seu blog está cada dia mais lindo. Parabéns.
    Aqui vai o link da casa dos meus sonhos.
    http://joartflores.blogspot.com/2011/03/casa-dos-meus-sonhos.html

    Beijos,
    Joana.

    AH: amei a experiência. Mas percebi que quando formos construir terei muitas dúvidas a respeito do que quero realmente... rs

    ReplyDelete
  3. Oi Debora !!!
    Nossa !!!! que casa !! como não sei montar a casa dos meus SONHOS !! pois sou muito CRUA no PC !! RS !!
    esta é a casa dos meus sonhos e de preferencia nesta cidade !! td igual sem tirar nem por !! Rs !
    Vou enviar um e mail p/ vc !
    Beijinho Márcia

    ReplyDelete
  4. Oi Debora,passei por aqui atraves da busca do google,pois queria ideia para a parede da tv ,pois estou colocando as coisas aqui no estilo provençal, mas não tenho grana e fico adaptando as coisas que ja tenho aqui,minha estante é na cor tabaco e eu odeio a cor,não sei se pinto,vou pensar o que vou fazer,estou te seguindo gostei do seu blog,se quiser ver as transformações que faço sem grana visita meu blog,uma BJK no seu coraçao♥

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails